domingo, 8 de abril de 2012

O FUTURO

No final do século XIX a bicicleta chega ao Brasil vinda da Europa e os primeiros relatos de sua existência em território tupiniquim são no Paraná, mais precisamento em Curitiba, cidade que recebeu muitos imigrantes europeus desde a segunda metade do século XIX e em São Paulo.



Fotos Decio Mariotto

Na capital paranaense, em 1895, já existia um clube de ciclistas organizados por imigrantes da colônia alemã local e em São Paulo, dona Veridiana da Silva Prado constrói a primeira praça do país contendo um velódromo. Esta praça era dentro de sua chácara, na região da consolação (atualmente é a Praça Roosevelt), em 1895. Logo em seguida é fundado, na capital paulistana, o Veloce Club Olímpico Paulista; porém, não podemos afirmar, com toda a certeza, que foi no sul ou sudeste do Brasil a primeira aparição do "veículo", mas como a incidência muito grande de imigrantes europeus no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, principalmente de alemães (inventores do velocípede), e as famílias abastadas de São Paulo, indicam uma grande probabilidade de que é nestas regiões que ocorreram os primeiros passeios de bicicleta, vindas do velho continente.


Decio Mariotto
Isso porque a bicicleta era um produto muito distante para a realidade brasileira entre o final do século XIX e as primeira décadas do século XX, pois o custo de importação ser muito elevado, associando a inexistência de fabricante em território brasileiro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bicicleta

                                                                  Foto    Decio Mariotto


Nenhum comentário:

Postar um comentário